Please enable JS

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Advocacia Popular

O nossa principal atuação é no campo da Advocacia Popular, ou seja, prestamos auxílio jurídico em causas coletivas relativas ao Direito à Cidade e à Liberdade de Expressão. Ex: Acompanhamento de protestos e assessoria jurídica, caso haja prisões ou violações à Liberdade de Expressão; Acompanhamento para fortalecer a organização de comunidades ameaçadas de remoção em defesa do Direito à Moradia; Acompanhamento de causas que envolvam Planejamento Urbano e defesa do Patrimônio Histórico, dentre outros casos.

Educação Popular

A educação popular também é uma preocupação nossa. Acreditamos na formação dos sujeitos com os quais atuamos, para que se apropriem das ferramentas jurídicas e políticas em defesa de seus direitos. Nas assembleias periódicas que realizamos em comunidades ameaçadas de remoção, além de traçarmos ações emergenciais a serem adotadas de acordo com o momento, também ajudamos a facilitar momentos formativos. Também buscamos sempre que possível garantir espaços exclusivos de oficinas de empoderamento jurídico político para os grupos, comunidades e movimentos com os quais atuamos.

Incidência Política

Além de um grupo de advogadas/os que presta assessoria jurídica e popular a grupos, comunidades e movimentos em luta por direitos, procuramos realizar uma atuação de incidência nas políticas públicas, lutando pela garantia da participação popular nos processos de gestão pública e na construção de políticas em defesa do Direito à Cidade e da Liberdade de Expressão.

Articulação em Rede

Uma característica importante da Advocacia Popular está a conexão com inúmeros grupos, movimentos e organizações. Assim, nos empenhamos em promover a interlocução entre as lutas semelhantes ou complementares, sempre nos envolvendo em articulações, parcerias e redes ligadas aos nossos dois eixos de atuação (Direito à Cidade e Liberdade de Expressão). Acreditamos que a partir de uma atuação coletiva, as lutas são fortalecidas.

São nossos parceiros: Cendhec, Habitat para a Humanidade Brasil, MTST, Centro de Cultura Luiz Freire, Rede Coque Vive, Movimento Ocupe Estelita, Troça Carnavalesca Empatando a tua Vista, Grupo Direitos Urbanos, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal, dentre outros.

Assim como integramos as seguintes redes: Fórum Pernambucano de Comunicação - FOPECOM, Rede de Articulação pela Mobilidade - RAMO, Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares - Renap, Articulação Recife de Luta.