Please enable JS

MOBILIDADE

Nossas ações

Rede de Articulação pela Mobilidade (RAMO)

Fazemos parte da Rede de Articulação pela Mobilidade (RAMO), juntamente com outras organizações da sociedade civil atuantes na área da mobilidade: Ameciclo, Rua-Juventude Anticapitalista, Meu Recife, dentre outras. A rede originou-se a partir da 1ª Conferência Livre de Mobilidade do Recife, que foi gestada autonomamente pela sociedade civil, em julho de 2016.

Nossa atuação se dá, principalmente, a partir das ações jurídicas. Desde o início de 2017, temos ajuizado ações pela transparência nas contas da gestão do transporte público, denunciando irregularidades e buscando reduzir o valor das tarifas. No ano de 2018, conseguimos, através de Ação Popular, barrar o aumento da passagem de ônibus, que aumentaria 11,02%, valor acima da inflação.

E participamos da realização do Bloco Eu acho é caro, em conjunto com outras organizações dessa rede. O bloco, originado nas prévias de carnaval, levava de graça passageiros da cidade, com uma orquestra de frevo tocando. A ideia era protestar de forma lúdica. Buscamos, também, junto à Ramo, monitorar e incidir nas políticas relativas à mobilidade na RMR do Recife e realizar ações diretas e ações judiciais exigindo a transparência nas contas do transporte.

Confira notícias que saíram na mídia local sobre nossa incidência contra o aumento das passagens no início de 2018 e pela regularização do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, que atuava com mandato vencido: